QUER RECEBER OFERTAS E DESCONTOS?
Cadastre seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades!
Mutações em Canários e outros pássaros

Mutações em Canários e outros pássaros

Nesse post vamos falar um pouco sobre as mutações e suas características genéticas afim de entender um pouco mais sobre elas para quando queremos criar e acasalar pássaros.

Mutação é toda alteração espontânea dos caracteres hereditários (genes) transmissíveis à descendência. Chamamos de pássaros mutantes aqueles que diferem dos seus ancestrais. As mutações não afetam a posição do gen no cromossomo, mas o gene mutante produz um efeito diferente do gen original. Muitas mutações passam despercebidas pois seus efeitos são de pouca expressão, há outras onde o efeito é percebido sensivelmente. Toda mutação é progressiva e só manifesta todo seu explendor com o passar do tempo.

Quando ocorre uma mutação o gene passa a existir de duas formas, a original que produz um efeito conhecido, e a mutante que produz um novo efeito. As formas diferentes de um gene são denominadas de alelos. Existem genes que apresentam mais de uma mutação, neste caso, teremos uma série aleomórfica ou alelos múltiplos. Embora possam haver três ou mais versões de cada gene, cada indivíduo possui apenas dois alelos.

As mutações podem se manifestar de diferentes maneiras e recebem as seguintes denominações:

1 – Dominante – Para que se manifeste, basta que o gene esteja presente uma vez no par de cromossomos correspondente ( heterozigoto) e pode ser herdado do pai ou da mãe.

2 – Recessiva autossômica – Só se manifesta em quem herda um gene recessivo de cada progenitor (homozigoto), ou seja, sempre se manifesta aos pares. Caso esteja presente em um único cromossomo, dizemos que o pássaro é portador.

3 – Ligada ao sexo – Transmitida por genes contidos no cromossomo que transmite as características do sexo. Como todas as mutações sexo-ligadas são recessivas em relação ao gene original , nos machos o efeito delas só se fará sentir no fenótipo quando em homozigose. Assim somente os machos poderão portar genes recessivos sexo-ligados. As fêmeas jamais serão portadoras, serão puras ou normais.

© Direitos reservados - Mundo dos Pássaros